Mosaico na Mídia

Newspapers

Dec 07, 2011

Brazil can support economic growth in 2012

With the threat of contagion from the international crisis and Brazil’s zero growth from the second to third quarter of this year (seasonally adjusted), economic players are asking whether the country has room for maneuver and how feasible it is for the Brazilian government to prop the economic growth rate in 2012. This article lists 10 important arguments, aiming to fuel the debate.

by Alexandre Marinis / Valor Econômico
Oct 26, 2011

Origem da Crise

Modelos de previsão eleitoral como os de Ray Fair, da Universidade de Yale (adaptados no Brasil pelo competente analista político Alexandre Marinis), ainda dão uma probabilidade maior à reeleição de Obama.

by Antonio Delfim Netto / Folha de S.Paulo
Aug 29, 2011

Fundo Soberano perde 26% em cinco meses

O Fundo Soberano do Brasil não segue um dos princípios mais importantes da boa gestão de fundos: a diversificação da carteira de investimentos para minimizar o risco de perdas.

by Alexandre Marinis / Valor Econômico
Aug 28, 2011

Mercado antecipa queda forte da Selic

"Acho que a crise internacional salvou o governo, não só do lado econômico, mas também político", diz Alexandre Marinis. Para ele, sem o esfriamento global, o BC ficaria sobrecarregado e teria de elevar ainda mais a Selic para conter a inflação.

by Fernando Dantas / O Estado de S.Paulo
Dec 31, 2010

Lula deixa para Dilma um país que precisa conter gastos, elevar investimentos, além de melhorar saúde e educação

O jogo começou, e a presidente eleita corre contra o tempo para manter o país no rumo do crescimento sustentado. Para Alexandre Marinis, o desafio iminente da nova presidente é sustentar o crescimento econômico por meio de investimentos públicos e privados.

from O Globo
Oct 05, 2010

Câmbio é dos desafios mais complexos

A compra volumosa de dólares que ingressam no país eleva a dívida pública e torna mais difícil a redução dos juros, que, por sua vez, é o que atrai os recursos externos, avalia Alexandre Marinis.

from Brasil Econômico
Oct 01, 2010

Dinheiro inventado

Como uma sucessão de truques fiscais, o Ministério da Fazenda está tornando artificialmente superavitárias as contas públicas. Alexandre Marinis derruba com dados a tese de que os gastos foram para aumentar investimentos.

by Miriam Leitão / O Globo
Sep 20, 2010

Núcleo de Dilma sugere pragmatismo em eventual governo

"Há um objetivo claro na mente de Dilma Rousseff, na minha opinião -investir para melhorar a infraestrutura do país", disse Alexandre Marinis. "Outra meta é continuar o que Lula fez".

by Natuza Nery, Stuart Grudgings / O Globo
Jun 14, 2010

Gastança federal

Em outubro de 2008, o governo destinava para superávit primário 16% da Receita Corrente Líquida. Hoje, destina apenas 6%. Pelos cálculos de Alexandre Marinis, essa queda do superávit primário não significou um aumento de investimento.

by Miriam Leitão / O Globo
May 02, 2010

Alta do gasto público é a maior em 7 anos

"Não há mais margem de manobra no Orçamento, e assim não dá para ter um superávit primário robusto e aumentar os investimentos públicos ao mesmo tempo", diz Marinis, para quem "a era de superávits primários robustos, acima de 3% do PIB, terminou."

by Fernando Dantas / O Estado de S.Paulo
page 1/10 | next

Mosaico Political Economy

Rua Tabapuã, 1123  Cj 184 | Itaim Bibi | 04533 014 | São Paulo SP | Tel (5511) 3637 3815 | Fax (5511) 3071 3577