Mosaico na Mídia

Recent News

Jun 24, 2013

Cresce o risco populista

O economista político Alexandre Marinis, sócio da Consultoria Mosaico, está bastante preocupado. “Estamos num momento extremamente perigoso do ponto de vista econômico, social e político”, ele diz.

by Fernando Dantas / Broadcast
Jan 30, 2013

Como eles gastam o nosso 1 trilhão

Segundo Alexandre Marinis, da consultoria Mosaico Economia Política, a demora na privatização de rodovias e aeroportos, por exemplo, teve um impacto negativo. Mas os juros historicamente baixos, juntamente com a melhora na economia internacional, deverão contribuir para a recuperação do investimento privado. Diz Marinis: “Há uma década, a taxa real de juros, ou seja, descontada a inflação, era de 13% ao ano. Hoje, ela é de 2%. Projetos antes inviáveis começarão a sair do papel”.

by Giuliano Guandalini, Marcelo Sakate / Veja
Dec 09, 2011

Brasil: o copo está meio cheio

Marinis observa que, além da Copa, outras variáveis conspiram a favor do Brasil e do crescimento virtuoso: juros em queda, isenção ou redução de IPI para a linha branca, eleições municipais em 2012 e ampliação dos investimentos públicos Estaduais, que poderão aumentar em até R$ 37 bilhões seu endividamento, para acelerar obras de infraestrutura.

by Carla Jimenez, Luís Artur Nogueira / Isto É Dinheiro
Dec 07, 2011

Brasil pode sustentar o crescimento em 2012

Diante da ameaça de contágio da crise internacional e do crescimento zero do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre ante o segundo trimestre com ajuste sazonal, os agentes econômicos se questionam sobre a margem de manobra e a viabilidade de o governo brasileiro estimular um ritmo de crescimento relativamente robusto para a economia em 2012. Este artigo apresenta dez argumentos com o intuito de enriquecer o debate.

by Alexandre Marinis / Valor Econômico
Dec 07, 2011

Brazil can support economic growth in 2012

With the threat of contagion from the international crisis and Brazil’s zero growth from the second to third quarter of this year (seasonally adjusted), economic players are asking whether the country has room for maneuver and how feasible it is for the Brazilian government to prop the economic growth rate in 2012. This article lists 10 important arguments, aiming to fuel the debate.

by Alexandre Marinis / Valor Econômico
Oct 26, 2011

Origem da Crise

Modelos de previsão eleitoral como os de Ray Fair, da Universidade de Yale (adaptados no Brasil pelo competente analista político Alexandre Marinis), ainda dão uma probabilidade maior à reeleição de Obama.

by Antonio Delfim Netto / Folha de S.Paulo
Aug 29, 2011

Fundo Soberano perde 26% em cinco meses

O Fundo Soberano do Brasil não segue um dos princípios mais importantes da boa gestão de fundos: a diversificação da carteira de investimentos para minimizar o risco de perdas.

by Alexandre Marinis / Valor Econômico
Aug 28, 2011

Mercado antecipa queda forte da Selic

"Acho que a crise internacional salvou o governo, não só do lado econômico, mas também político", diz Alexandre Marinis. Para ele, sem o esfriamento global, o BC ficaria sobrecarregado e teria de elevar ainda mais a Selic para conter a inflação.

by Fernando Dantas / O Estado de S.Paulo
Feb 11, 2011

Rousseff under pressure to ease Brazil budget cuts

Dispute over the minimum wage has opened up early strains with unions who form a critical base of support for Rousseff's Workers' Party. Yet the president is likely to prevail since her political capital remains high early in her term, said Alexandre Marinis.

by Stuart Grudgings, Ana Nicolaci Da Costa / Reuters
Dec 31, 2010

Lula deixa para Dilma um país que precisa conter gastos, elevar investimentos, além de melhorar saúde e educação

O jogo começou, e a presidente eleita corre contra o tempo para manter o país no rumo do crescimento sustentado. Para Alexandre Marinis, o desafio iminente da nova presidente é sustentar o crescimento econômico por meio de investimentos públicos e privados.

from O Globo
page 1/18 | next

Mosaico Political Economy

Rua Tabapuã, 1123  Cj 184 | Itaim Bibi | 04533 014 | São Paulo SP | Tel (5511) 3637 3815 | Fax (5511) 3071 3577